Por que a homossexualidade não é como outros pecados*




A homossexualidade não é o único pecado mencionado em 1 Coríntios 6: 9-10 .

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem homens que praticam a homossexualidade, nem os ladrões, nem os avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus."

Não é o único pecado mencionado, mas é diferente de todo o resto, pelo menos na atual conjuntura. Neste momento da história, ao contrário dos outros pecados listados aqui, a homossexualidade é comemorada pela nossa sociedade com excitação pioneira. É visto como uma coisa boa, como o novo marco de progresso.


Para se ter uma ideia, as massas cada vez menos fazerem objeção sobre o pecado em geral. Inúmeras pessoas são idólatras, para não mencionar aqueles que são sexualmente imoral, ou que cometem adultério, ou que roubam e são gananciosos e insultam vizinhos, etc. Isso acontece o tempo todo. E cada um desses pecados não arrependidos são a mesma coisa no sentido do juízo de Deus. Todos eles merecem sua ira. E nós estamos constantemente lembrados de que "Tais fostes alguns de vós" ( 1 Coríntios 06:11 ). Você na igreja.

No que diz respeito a opinião popular

Mas, tanto quanto eu sei, nenhum desses pecados é aplaudido de forma tão agressiva por grupos inteiros de pessoas que defendem a sua normalidade. A imoralidade sexual não é a ponta de lança para o impulso progressista. O adultério ainda é desaprovado por muitos. As acusações de ganância ainda vão manchar campanhas políticas de um candidato. O roubo ainda não é abertamente abraçado, e não há iniciativas oficiais dizendo que está tudo bem para levar as coisas que não pertencem a você. Não há alguma coisa como uma agenda para se ficar bêbado. Ainda não estamos orgulhosos de escolher uma bebida sobre a sobriedade, e não existem quaisquer petições para que o governo deva abolir as restrições de circulação dos indivíduos embriagados. Espalhar injurias sobre os outros ainda não é visto como a melhor maneira de fazer amizades e influenciar pessoas. Infringir leis, especialmente em um nível corporativo, geralmente acaba tendo alguém jogado na prisão. Na verdade, a infra-estrutura da economia depende, em alguma medida, do nosso desprezo compartilhado por golpistas.

Talvez com exceção de prostituição, esses pecados ainda são vistos em uma luz muito negativa. Mas não a prática homossexual, e não por aqueles que agora estão falando mais alto e mantendo posições de destaque. De acordo com o consenso emergente, a homossexualidade é diferente.

O que estar contra

Como cristãos, nós acreditamos que com a mais profunda sinceridade que o abraço da prática homossexual, juntamente com outros pecados, mantém as pessoas fora do reino de Deus. E se a nossa sociedade celebra-o, não podemos ser ambos: cuidar e não dizer nada. Muito está em jogo. Isto significa que é uma simplificação exagerada dizer que os cristãos evangélicos conservadores são simplesmente contra a homossexualidade. Somos contra qualquer pecado que impede as pessoas de eterna alegria em Deus, e a prática homossexual apenas recebe toda atenção da imprensa, porque, neste momento cultural, é o principal pecado que é recém-aprovada em nosso contexto pelos poderes constituídos. Vamos torcer para que, se há alguma nova agenda cultural promovendo roubo - uma que diz que agora é nosso direito tomar o que queremos dos outros por todos os meios - que os cristãos vão falem contra também. A questão é pecado. Isso é o que nós somos contra. E é isso que deve fazer nossa voz tão singular quando falamos neste debate.

Alguns gostam de ver toda esta questão da homossexualidade dividido em dois campos: aqueles que a celebram e aqueles que a odeiam. Ambos estes grupos existem na nossa sociedade. São em números crescentes, sob grande pressão da sociedade, os que louvam o homossexualismo. Poderíamos chamá-los à esquerda [esses que promovem pelo modismo]. E há pessoas que odeiam a homossexualidade, com a justificativa mais fanáticos e para além de qualquer preocupação cristã. Poderíamos chamá-los à direita.

Palavras Gloriosas

O debate atual é atormentado por essa lente binária. Aqueles à esquerda tentam agrupar todos que discordem deles do lado direito. Se você não suporta, você odeia. Enquanto isso, os da direita veem compromisso e falta de caráter em qualquer pessoa que não fica com o rosto vermelho e militante. Se você não odeia, você suporta .

Mas os verdadeiros seguidores de Cristo não andarão em nenhum dos dois caminho. Temos algo a dizer que ninguém está dizendo, ou pode-se dizer.

Distanciando-nos tanto da esquerda quanto da direita, nós não comemorar a prática homossexual, nós reconhecemos claramente que a palavra de Deus revelou que é pecado; e nós não odiamos aqueles que abraçam a homossexualidade, nós os amamo o suficiente para não entrarmos em colapso sob a pressão da sociedade. Nós falamos a verdade em amor a esta confusão, dizendo que, simultaneamente, "Isso é errado" e "eu te amo." Nós não somos a esquerda; nós dizemos, isso é errado. E nós não somos o direito; podemos dizer, você é amado. Trazemos boa notícia, como aquelas mais doce, mais profundas, as palavras mais gloriosas da cruz - as mesmas palavras que Deus nos falou - "Você está errado, e você é amado"

Deus nos diz que estamos errados, que o salário do pecado é a morte, que a rebelião impenitente significa julgamento, que o nosso resgate exigiu a morte amaldiçoada de seu Filho (Romanos 3:23 ; João 3:36; Gálatas 3:13). E Deus nos diz que somos amados, que, mesmo quando éramos pecadores, Jesus morreu por nós, mesmo sendo injustos, Jesus sofreu em nosso lugar, que, embora nós fomos destinados para a ira, Jesus nos acolhe na glória (Romanos 5: 8 ; 1 Pedro 3:18 ; Efésios 2: 1-7).

Onde o Evangelho brilha

Você está errado e você é amado - que é a única voz do cristão. Isso é o que eu digo, falando por experiência própria, como Tim Keller tão bem coloca, "estamos muito pior do que imaginávamos, e muito mais amado do que poderíamos sonhar."

Essa é a nossa mensagem neste debate, quando as elites da sociedade nos desprezam, quando canções pop nos difamar, quando ninguém mais tem os recursos para dizer qualquer coisa fora de dois extremos, temos esta oportunidade incomparável para deixar o brilho evangelho, para chegar na graça: você está errado e você é amado . Nós começamos a dizer isso.

É por isso que a homossexualidade não é como os outros pecados.

*Esse texto é uma tradução. O artigo original de Jonathan Parnell pode ser encontrado em:

Comentários