Escrito na Terra





Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo.
João 8:6b

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Na frieza do papel, onde o fundo branco contrasta com a negrura das letras e que não existe mais do que a sombra da palavra dita ou da vida vivida. Acredita-se que nelas, escritas e estáticas há vida, contudo não mais do que a dureza de barras de ferro e correntes.

O trecho que introduz essa postagem é aquele que conta a história da mulher adultera. Aquela que é levada até Jesus por seus acusadores a fim de que ele caia em uma armadilha. Quando eles chegam na frente do mestre, tendo a mulher sob seu domínio, Jesus se abaixa e escreve na terra Sempre me perguntei por que ele nunca escreveu um livro. Profetas menores, profetas maiores, sábios, músicos, sacerdotes, discípulos, testemunhas escreveram, mas não aquele que é a mensagem principal de toda escritura, aquele que estava no principio de tudo antes e por quem todas as coisas foram feitas e que sem ele nada do que foi feito se fez. Nunca escreveu um livro. Nenhuma linha.

Acredito que até isso é uma mensagem. Até quando não fala ele transmite aquilo que nós precisamos entender. Sempre contavam o que ele tinha a dizer, mas nunca é ele mesmo contando aquilo que havia feito. Há uma necessidade humana em se promover e mostrar o quanto se tem a dizer, mas Cristo parecia estar ocupado (ou preocupado) com outra necessidade. Sua mensagem era sempre diretamente expressada vocalmente e impactava aqueles que fossem atingidos por ela. Alias o Novo Testamento todo é feito de mensagens a outras pessoas, mas nenhuma escrita por Jesus. Tudo é sobre ele, mas nunca escrito diretamente por ele.

Tento resolver essa problemática com três justificativas. A primeira é que apenas uma frase escrita pelo próprio Jesus consequentemente tornaria todos os livros escritos sobre ele por terceiros irrelevantes, e seriam adorado e idolatrado como o próprio Cristo, o que impediria todo o desdobramento histórico causado pela mensagem cristã, tornando inútil a existência da bíblia. Penso que o livro escrito por Jesus seria sempre preferido em detrimento dos outros, se é que os outros existiriam.

A segunda é que de verdade ele queria que as pessoas falassem dele "e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" Atos 1:8b. Ele queria que as pessoas contassem aquilo que experimentaram quando encontraram com ele, as coisas que ele lhes disse, fez e em que isso modificou as suas vidas. É o que se experimenta lendo o Novo Testamento: o contato com um conjunto de relatos e reflexões que tem por principal finalidade disseminar os efeitos da intervenção de Jesus nas vidas dos seus personagens. A intenção dele era que falássemos sobre o que ele fez, faz e fará por nós.

A terceira é que ele queria escrever na terra mesmo literal e figuradamente. O livro escrito por ele é cada um e todos os que foram atingidos pela sua mensagem. Um livro escrito com todos os seus feitos e que transmite a sua mensagem como vento que carrega sementes, um livro escrito na Terra e que impacta cada pessoa que sua mensagem atinge. O livro de Cristo não foi escrito com tinta e papel, mas com o Espirito nos corações daqueles por quem ele morreu, ressuscitou e que continua sendo escrito.

Não acredito em responsabilidades do cristão. O cristianismo é como o primeiro dominó que cai e gera aquela espetacular reação em cadeia. Nele não existe responsabilidades, mas consequências e a mais latente é de que nós precisamos falar de Cristo, seja como for que isso se dê. Seja pregando em praça publica, em trens, indo pra outros continentes, escrevendo em um blog. Nada é mais latende do que propagar aquilo que Jesus Cristo é e o que ele fez nas nossas vidas. O que Cristo fez na sua, na minha e na vida de outras pessoas? Quem éramos, quem somos e o que Cristo tem feito em nossas vidas? Esse é o livro dele e é a nossa voz, gestos, atitudes e intenções que a propagam.

Sem promessas, só fatos.

Comentários

walace e kelly disse…
Olá amados eu e minha esposa estamos iniciando com um trabalho social ,onde levamos refeições para moradores de rua
Sendo isso viemos aqui pedindo uma simbólica ajuda com 10 reais ou oq vc poder ajudar
Temos grupo no watzap onde colocamos fotos dos nossos feitos
051991863126
Q Deus os abençoe

Postagens mais visitadas deste blog

"E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;" Efésios 6:15.

"... e vestida a couraça da justiça;" Efésios 6:14b