“a obediência é melhor do que o sacrifício” – reflexão… texto inacabado

Posted by

Sempre fico me perguntando o que Deus quer de mim. Sabe, hoje em dia não é como nos primórdios do judaísmo quando existia um sacerdote dizendo: o Senhor disse pra fazer isso ou Ele disse pra fazer aquilo. Mas também sempre me preocupo com o que Ele não gostaria que eu fizesse.

Sei por exemplo que Ele diz pra eu não mentir, pra não roubar, pra não cobiçar o que é do próximo. Mas porque Ele não quer que eu faça essas coisas? Qual é a vantagem que Ele tem quando não faço essas coisas?

Não sei como as pessoas de um modo geral responde a essas perguntas, mas porque Deus nos pede obediência? Porque Deus escreveu numa pedra leis que gostaríamos que nós seguíssemos? Nunca fui de ter uma obediência cega que um “porquê sim” é a resposta necessária e definitiva. Ele me fez assim então acho que não existe mal em querer saber. Claro que escrevo para crentes no Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que professam a fé em Jesus como o Cristo prometido e no Eterno Consolador que Jesus Cristo prometeu.

Acredito que a resposta não está naquilo que ele tem de vantagem, mas o que nós temos de vantagem. Como poderíamos fazer qualquer coisa que fosse beneficiar a Um Ser Todo Poderoso? É a única resposta lógica que eu encontro. Seguir essas orientações é um benefício para quem às pratica, não para quem as determinou. O que é diferente com as leis dos homens, a sociedade leva vantagem no seguimento das leis, não o cidadão em si. As leis sociais humanas, que aliás tem muito da lei mosaica, pede que as pessoas por exemplo pague impostos e nem sempre o cidadão é beneficiado diretamente por esse pagamento.

Outra coisa que também me martela na mente é que de vez em quando me pego praticando essas coisas, digo praticando aquilo que a Lei Mosaica proíbe. De vez em quando é bondade minha, diria que frequentemente. Aliás está na minha natureza quebrar essas leis. Mas como podemos chamar de lei aquilo que cometemos desde o nosso nascimento até nossa morte?

Li em algum lugar que a chamada Lei não é para ser seguida, seguir a Lei de Moisés é impossível, mas é para que conheçamos aquilo que produz em nós a separação de Deus e saibamos como se manifesta o pecado e só um conseguiu cumprir toda a lei e foi morto sem pecado, a saber Jesus Cristo. Aliás ele mesmo quem disse que não veio para revogar a Lei, mas para cumpri-la. (Mateus 5:17).

O fato é que cumprir aquilo que está escrito na dita Lei Mosaica é o único jeito de experimenta um lampejo de liberdade. Todos os sentimentos e impulsos que o Senhor, através de Moisés, descreve como sendo proibidos de serem cometidos e experimentados são o que nos torna pecadores e somos escravos de cometer tais atos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *